Espero que este blog venha suprir a necessidade de informação acerca da Doença de Behçet e que permita uma troca produtiva de experiências entre todos os interessados.
Parabens pela entrevista foi muito esclarecedora, mas sobretudo é muito importante que a doença seja mais mediatizada para que mais estudos sejam realizados. Falando em estudo não esqueçamos o que esta a ser conduzido pelo grupo de genética humana do Instituto Gulbenkian de Ciência que está a estudar a base genética de algumas doenças complexas, entre elas a doença de Behçet.Para o estudo estão a recrutar casos individuais de pacientes com Behçet e também famílias em que exista mais de um elemento afectado pela doença.Costumam realizar as colheitas no Instituto Português de Reumatologia (IPR)(às 6ªF) com o acompanhamento do Dr. Vaz Patto ou do Dr. Filipe Barcelos,onde se faz uma colheita de sangue (a pessoa não tem de estar em jejum) e um pequeno inquérito sobre os sintomas. Se não se poderem deslocar a Lisboa entrem em contacto com a Dra. Joana Xavier, pelo mail: jxavier@igc.gulbenkian.pt Eu já participei em Coimbra com uma colheita de sangue, mas ainda há falta de portadores que realizem a colheita para a investigação. Por favor não deixem de participar.
Parabens pela entrevista foi muito esclarecedora, mas sobretudo é muito importante que a doença seja mais mediatizada para que mais estudos sejam realizados.
ResponderEliminarFalando em estudo não esqueçamos o que esta a ser conduzido pelo grupo de genética humana do Instituto Gulbenkian de Ciência que está a estudar a base genética de algumas doenças complexas, entre elas a doença de Behçet.Para o estudo estão a recrutar casos individuais de pacientes com Behçet e também famílias em que exista mais de um elemento afectado pela doença.Costumam realizar as colheitas no Instituto Português de Reumatologia (IPR)(às 6ªF) com o acompanhamento do Dr. Vaz Patto ou do Dr. Filipe Barcelos,onde se faz uma colheita de sangue (a pessoa não tem de estar em jejum) e um pequeno inquérito sobre os sintomas. Se não se poderem deslocar a Lisboa entrem em contacto com a Dra. Joana Xavier, pelo mail: jxavier@igc.gulbenkian.pt Eu já participei em Coimbra com uma colheita de sangue, mas ainda há falta de portadores que realizem a colheita para a investigação. Por favor não deixem de participar.
Obrigada pela atenção,
D.R.