segunda-feira, agosto 13, 2007

Qual vai ser o nome da nossa associação?

Depois de algum tempo a maturar as ideias para o nome da nossa associação e agradecendo desde já o contributo e opinião de todos aqui vão as várias hipóteses apresentadas a concurso:

1 - Associação Portuguesa de Amigos e Doentes com Behçet
2 - Associação Portuguesa dos Amigos e Doentes de Behçet
3 - Associação Portuguesa de Doentes de Behçet e Amigos
4 - Associação Portuguesa dos Doentes com Behçet
5 - Associação Portuguesa da Doença de Behçet
6 - BEHÇET SOLIDÁRIO – Associação Portuguesa de Doentes com Behçet
7 - BEHÇET SOLIDÁRIO – Associação Portuguesa da Doença de Behçet
8 - BEHÇET SOLIDÁRIO – Associação Portuguesa da Síndrome de Behçet

Agradeço que votem na vossa preferida, através de um comentário no Blog, e que incentivem os vossos amigos, conhecidos, familiares, etc… a votar e a comentar qual o nome que preferem.

Obrigado a todos, e espero encontrar-vos em breve para mais um jantar. Desta vez já para discutirmos assuntos mais sérios… os estatutos e objectivos desta associação em potencial.

Até breve,
Carla

12 comentários:

  1. Boa tarde a todos
    eu ainda estou indecisa entre duas hipóteses por isso voto nas duas (mais tarde decido):

    6 - BEHÇET SOLIDÁRIO – Associação Portuguesa de Doentes com Behçet

    7 - BEHÇET SOLIDÁRIO – Associação Portuguesa da Doença de Behçet

    Espero que depois de inaugurada a votação, mais votos se sigam.

    Beijinhos e abraços

    ResponderEliminar
  2. Ola Carlixa maluca,
    eu cá gosto do 4 e do 6.
    Beijinhos e parabéns pelo blog, está muito bem .

    Marta pereira

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Eu estou mais inclinada para as duas últimas hipóteses

    7 - BEHÇET SOLIDÁRIO – Associação Portuguesa da Doença de Behçet
    8 - BEHÇET SOLIDÁRIO – Associação Portuguesa da Síndrome de Behçet

    não só pela originalidade da expressão “Behçet Solidário” – nomeadamente em relação a associações de outros países –, mas também devido ao facto de a especificação “Associação Portuguesa da Doença/Síndrome de Behçet” remeter para a doença/síndrome em si e não para os doentes. Quanto a este último aspecto, trata-se sobretudo de um “sentir pessoal” em relação à palavra “doentes” quando utilizada nestes contextos… Parece conotar sempre, no meu entender, algum sentimento de “pena/compaixão” com o qual eu não me identifico. Por outro lado, penso que o nome da associação deveria deixar transparecer os objectivos inerentes à criação deste organismo, os quais parecem estar relacionados com a(s) problemática(s) da Doença/Síndrome de Behçet em geral (informação sobre a doença, apoio a doentes e familiares, investigação levada a cabo…) e não apenas com os seus doentes.
    A razão pela qual não me consigo decidir entre as propostas 7 e 8 tem a ver com o facto de não saber exactamente qual a nomenclatura mais adequada à situação, tendo em conta que os dois termos (“doença” e “síndrome”) parecem ser usados por diferentes especialistas de Behçet para se referirem ao mesmo assunto (basta, por exemplo, ver os nomes das associações de Behçet noutros países). Talvez fosse interessante/importante, num futuro próximo, chegarmos a um consenso enquanto grupo no que diz respeito a este aspecto, em relação ao qual a opinião dos especialistas me parece fundamental.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  4. Concordo com a opinião anterior. Associação Portuguesa da Síndrome/Doença de Behçet, optando pela nomenclatura mais adequada.
    Tenho, no entanto, algumas dúvidas quanto ao BEHÇET SOLIDÁRIO, penso ser um nome já bastante usado,e conotado, penso, mais facilmente com ideia de uma associação de solidariedade "social", do que para a vertente de investiagação e apoio que me parece que a associação quer, assima de tudo, assumir.
    Os meus parabéns pela iniciativa e pelas mãos que estão a meter à obra.
    Mariana

    ResponderEliminar
  5. Olá Amigos,

    Gosto das hipóteses 7 e 8. Contudo, ocorreu-me que talvez a escolha de um nome iniciado por 'Associação ....' poderá ter algumas vantagens do ponto de vista legal no que respeita aos direitos dos associados, facilidades nos processos burocráticos,isenção de taxas, etc...Talvez seja útil verificar este pormenor. Neste caso, se se verificar que há vantagens em incluir 'Associação' no nome, a minha preferência vai para o 5.

    Beijinhos
    Denise

    ResponderEliminar
  6. gosto do primeiro, mas... sou má com nomes... se não, não me chamava... inominável!

    ResponderEliminar
  7. Olá a todos!

    Vi os nomes sugeridos na segunda-feira e estou a revê-los agora, para ver se mudava de ideias ou não. O meu primeiro sentimento, na segunda-feira, ao ler as diferentes possibilidades, foi preferir a opção 1 (não li, na altura, nenhum comentário, para não me deixar influenciar)- Associação Portuguesa de Amigos e Doentes com Behçet, porque, primeiro, é uma "associação"; segundo, que se destina a "amigos" e a "doentes"; é mais concreta, mais abrangente - engloba amigos e doentes. E a particularidade de "doentes COM Behçet" - momento presente, as pessoas têm a doença. O COM é mais impactante do que o DE, na minha opinião, porque remete para algo mais intrínseco. Foi o que senti...

    Acho que "Associação da doença" é mais impessoal e poderia implicar a formalidade dos médicos, ou não, mas ficar-se-ia na dúvida - se seria um blog de médicos, mais fechado e científico, se uma coisa mais acessível ao público...

    Apesar de ter lido as vossas opiniões e de as entender, a minha preferida continua a ser a 1. As últimas sugestões (6, 7, 8) deixam-se conotar, a meu ver, por objectivos de "ajuda financeira" - e a ajuda desta associação não é a esse nível, pelo que entendi. Trata-se de uma associação para (in)formar, sobretudo, não é?

    Beijinhos,
    Inês

    ResponderEliminar
  8. Olá!

    Bem, isto destina-se a votação... mas não sabia bem onde afixar mais uma sugestão/indagação... e optei por esta via.

    Já há médicos, em Portugal, a conhecer este blog? Deram-no a conhecer? Acho que era bom este blog ter um "conselho científico" que ajudasse a seleccionar os artigos, informações... que vos ajudasse a sintetizar certas informações, pondo-as mais directamente disponíveis/acessíveis. Por exemplo: "sintomas mais gerais da doença" (aqueles que indiciam a presença da doença); "aconselhamento"...

    Parabéns pela vossa iniciativa!
    Boa continuação!
    Beijinhos,
    Inês

    ResponderEliminar
  9. Resposta a Inês

    Bom dia Inês como não deixou e-mail de contacto espero que leia esta mensagem.

    Como eu faço sempre questão de referir este blog é um "projecto pessoal" com informação que me foi útil e pensei em partilhar com outros. Começou por ser um local onde eu guardava artigos científicos que achava interessantes e cresceu até um grupo de pessoas se juntar e apoiar a criação de uma associação. As pessoas começaram a contactar-me e eu nunca deixei de responder a esses contactos e de aceitar os incentivos e opiniões de todos.

    Como não me recordo se a conheço (pessoalmente ou por mensagens anteriores) também não sei quais as suas expectativas em relação ao blog. Sugestões e opiniões são sempre bem vindas (assim como mais cabeças para trabalhar ;) ).
    Quanto a médicos sim, pelo menos dois têm conhecimento deste blog e do desenrolar das nossas actividades.

    Em relação ao tipo de informação, concordo, mas será um passo a seguir mais adiante... quando tivermos constituído associação e um site próprio já de caris oficial, com a devida revisão cientifica da informação.

    Muito Obrigado pelo seu comentário
    Carla

    ResponderEliminar
  10. Olá!

    Eu sou um estudante de enfermagem... que por acaso vou ter exame hoje de fisiopatologia e por acaso andava na net a ler coisas sobre a doença de behçet...

    A minha opinião...

    Eu sou apologista de um outro nome...além destes a concurso...

    Associação Portuguesa de PESSOAS com doença de behçet... (e gostei do pormenor do BEHÇET SOLIDÁRIO antes... =) )

    E justifico pk...
    Em pleno sec XXI ainda se trata doentes... e na verdade o que tratamos são pessoas que são afectadas por esta ou aquela doença... É bom nunca esquecer o profundo humanismo que era bom que fosse implantado em todos os locais onde se procura obtenção de ganhos em saude... uma boa forma de o fazer... é ser "GENTE QUE TRATA DE GENTE" e não "GENTE QUE TRATA DE DOENTES"... Uma vez que a vossa associação pretende entre outras coisas (suponho eu) obter mais valias para as pessoas e familias atingidas por esta patologia... porque não começar logo no nome... "...pessoas..."

    Podia tar aqui a noite toda a divagar nisto, mas creio que entenderam a minha ideia...

    Sendo assim, n voto em nenhum...desculpem lá...

    Bem... vou continuar a estudar! =)


    Depois apareço por aqui para ver como as coisas andam...

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Eu gosto mais da hipótese 7, Behçet Solidário - Associação Portuguesa da Doença de Behçet
    Beijos
    Joana

    ResponderEliminar
  12. Peço desculpa, mas so agora encontrei este blog...e ao ver as sugestões do nomes e portador do meu amigo Behcet...so me fez lembrar tristeza. Não existe por aí um nome mais convidativo!!:)

    ResponderEliminar