Questões e duvidas frequentes

O que é a Doença de Behçet?
A Doença de Behçet é uma vasculite sistémica (inflamação dos vasos sanguíneos de pequeno e grande calibre) de causa desconhecida. Caracteriza-se por úlceras orais e/ou genitais recorrentes, inflamação dos olhos (uveite) e lesões cutâneas. Também pode afectar as articulações, todo o tipo de vasos, pulmões, Sistema Nervoso Central e tracto digestivo.

Quem é afectado pela Doença de Behçet – esta só ocorre em certas áreas geográficas?

A doença ocorre com mais frequência no médio oriente, é mais comum em populações residentes ao longo da histórica Rota da Seda, que se estende da Ásia Oriental à bacia do Mediterrâneo, dai o porquê de muitos a chamarem de Doença da Rota da Seda, mas também ocorre nos Estados Unidos da América, América do sul e no Norte da Europa.

A prevalência da doença varia nos diferentes países, estudos epidemiológicos mostraram os seguintes dados: 11.9 por cada 100.000 no Japão (2003)
2.26 por cada 100.000 na Alemanha
1.4 por cada 10.000 na China
1.67 por cada 10.000 no Irão
8-37 por cada 10.000 na Turquia
2.0 por cada 10.000 na Arábia Saudita
1.7 por cada 10.000 no Iraque
0.76 por cada 10.000 no Egipto
0.25 por cada 10.000 na Europa

As diferenças regionais são um facto bem conhecido na Doença de Behçet, por exemplo a frequência de lesões gastrointestinais é elevada nos casos reportados no Japão mas são raras nas populações da Europa e do Mediterrâneo. Similarmente, as lesões pulmonares são raras no Japão mas mais frequentes na Europa. A incidência por sexo da doença varia de pais para pais, os homens são mais afectados que as mulheres na Turquia e países árabes, e a proporção é usualmente de 2-3 homens:1 mulher, enquanto que no Japão e em alguns países europeus são as mulheres as mais afectadas. Existem casos reportados na mesma família, mas são raros. A Doença de Behçet pode afectar homens e mulheres de todas as idades, mas desenvolve-se mais frequentemente entre os 20 e os 29 anos.

O que causa a Doença de Behçet?

Os cientistas não sabem a causa exacta da Doença de Behçet, mas está a ser feito um trabalho exaustivo. A maioria dos sintomas são causados por inflamações dos vasos sanguíneos. A inflamação é uma reacção típica do organismo quando existe uma lesão ou doença e é caracterizada por quatro processos: inchaço, rubor (vermelhidão), calor e dor. Os médicos pensam que a reacção autoimune pode causar a inflamação dos vasos sanguíneos, mas não sabem o que desencadeia a reacção. Normalmente o sistema imunitário protege o organismo de doenças e infecções atacando germes e vírus, mas quando uma reacção autoimune se desenvolve o sistema imunitário ataca e danifica os seus próprios tecidos. Os médicos acreditam na existência de dois factores importantes para desenvolver Doença de Behçet. Em primeiro lugar, acredita-se que algumas anormalidades do sistema imunitário tornam algumas pessoas susceptíveis à doença, os cientistas crêem que esta susceptibilidade pode ser herdada; ou seja, que pode ser devida a um ou mais genes específicos (mas isto não significa que seja transmitida como uma doença hereditária). Em segundo, alguma coisa no ambiente, possivelmente uma bactéria ou vírus, pode desencadear ou activar a doença em pessoas susceptíveis. A Doença de Behçet não é infecciosa nem cancerosa nem está relacionada com o HIV. Não é transmissível de pessoa para pessoa.

Quais são os sintomas da Doença de Behçet?

A Doença de Behçet afecta as pessoas de forma diferente. Alguns pacientes têm apenas sintomas menores, tais como dores ou úlceras orais e/ou genitais. Outros têm manifestações mais severas. Os sintomas podem durar por muito tempo ou podem ir e vir em poucas semanas, as fases ou episódios em que os sintomas se manifestam activos designam-se por crises. Os sintomas podem variar de crise para crise. Os sintomas mais comuns na Doença de Behçet são:


Ulceras orais:

Quase todos os doentes com Behçet sofrem de úlceras orais (estas são idênticas às úlceras aftosas que ocorrem em muitas pessoas que não são afectadas pela doença). As úlceras são normalmente dolorosas tornando a alimentação difícil; estas podem reaparecer ocasionalmente ou frequentemente. Estas lesões podem afectar a língua ou qualquer mucosa da boca e garganta. São frequentemente o primeiro sintoma que se nota e podem ocorrer muito tempo ande de qualquer outro sintoma se manifestar. As úlceras têm normalmente um bordo vermelho e podem aparecer várias ao mesmo tempo.


Chamam-se menores (minor) se forem superficiais e sararem em menos de uma semana, e maiores (major) se forem profundas e demorarem mais tempo a sarar deixando, por vezes, cicatriz. A úlceras múltiplas a de pequenas dimensões chamamos herpetiformes.


Úlceras Genitais:

As úlceras genitais afectam mais de metade das pessoas com Doença de Behçet, nos homens estas são mais comuns no escroto e nas mulheres, na vulva. Em ambos os sexos podem aparecer lesões em redor do ânus e na mucosa circundante. As feridas parecem semelhantes às úlceras orais e podem ser extremamente dolorosas. Podem causar cicatriz.


Lesões da pele:

Estas são um sintoma comum da doença. As lesões cutâneas são frequentemente vermelhas ou semelhantes a altos cheios de pus ou como hematomas. Estas lesões são vermelhas e altas, e aparecem tipicamente nas pernas. Em algumas pessoas, estas lesões ou machucados podem aparecer quando a pele é arranhada ou picada. Quando os médicos suspeitam que uma pessoa possa ter Behçet podem realizar um teste chamado teste de Pathergy, no qual a pele é perfurada com uma agulha estéril; um ou dois dias depois do teste, as pessoas com Doença de Behçet podem desenvolver um hematoma/alto vermelho onde a pele foi perfurada.

Mas parece que só metade dos pacientes do Oriente tem essa reacção. Ela ocorre com muito pouca frequência no Reino Unido e nos Estados Unidos da América, mas se esta reacção ocorrer é provável a presença de Behçet.


Inflamação Ocular (Uveite):

O envolvimento ocular consiste na inflamação da parte média ou posterior do olho (uvea) incluindo a íris, e ocorre em mais de metade dos pacientes com Doença de Behçet. A inflamação ocular pode provocar o enevoar/desfocar da visão, flutuadores/moscas volantes (pontos que parecem flutuar através do campo de visão), raramente, pode causar dor e vermelhidão. Porque pode ocorrer perda de visão se a inflamação persistir, estes sintomas devem ser reportados imediatamente aos seus médicos, por forma a iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Somando a estes sintomas a Doença de Behçet pode também causar articulações dolorosas, coágulos sanguíneos, e inflamação no Sistema Nervoso Central e órgãos digestivos.

19 comentários:

  1. Boa noite,

    Eu sofro de aftas e de mais alguns problemas aqui descritos como sintomas desta rara doença. Para que os sintomas apareçam com menos regularidade eu tomo Becozime Forte, gostaria de saber se o uso desse medicamentos trás algo negativo para mim .

    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Eu não aguento essas dores principalmente a interior não poder ter uma vida normal e o pior nenhum tipo de tratamento e nenhuma informação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Nadjacaroline,
      sou terapeuta quântico (não médico). Se você desejar, posso fazer uma terapia a distância. O nome da terapia é bioenergia. Estou no Brasil, e já tratei de pessoas a distância.
      Não prometo cura nem melhoria, mas, pode-se fazer uma tentativa, sem custo nenhum para sua parte, para ver se melhora as suas condições.
      Se quiser tentar, escreva para nelson.suga@gmail.com.
      Muito obrigado e votos de melhorias.

      Eliminar
  3. Pedro Magalhães25/1/15 11:46

    Olá , já existe alguma associação em Portugal ?

    Na região de Lisboa, qual hospital ou clinica especializada nesta doença ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://behcetemportugal.blogspot.com/2019/01/nucleo-de-behcet-liga-portuguesa-contra.html

      Na região de Lisboa tem o Instituto Português de Reumatologia com consulta da especialidade

      Eliminar
  4. Rui Salvador27/1/15 17:38

    Boas. Gostaria de saber se me poderiam recomendar um reumatologista na regiao de lisboa. Nao queria esperar seis meses pela consulta no publico. Abraco a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://behcetemportugal.blogspot.com/2019/01/nucleo-de-behcet-liga-portuguesa-contra.html

      Na região de Lisboa tem consulta da especialidade de Behçet no Instituto Português de Reumatologia

      Eliminar
  5. Saudação a todos
    Financeiro, concedo a todos os tipos de empréstimo particular tem que saber:
    Empréstimo doméstico - hipoteca - pronto para investimento...
    Empréstimos de carro - consolidação de débito - crédito - pronto redenção
    equipe de funcionários. O período de reembolso varia de 1 a 10 anos,
    taxa de juros: 3%. Eu empréstimos entre 8000 para 800.000 euros
    Entrar em contato comigo por e-mail para obter mais informações
    Contate-me na:
    Elisabetta.meatta0@gmail.com ou elisa.meatta@sapo.pt

    ResponderEliminar
  6. Saudação a todos
    Financeiro, concedo a todos os tipos de empréstimo particular tem que saber:
    Empréstimo doméstico - hipoteca - pronto para investimento...
    Empréstimos de carro - consolidação de débito - crédito - pronto redenção
    equipe de funcionários. O período de reembolso varia de 1 a 10 anos,
    taxa de juros: 3%. Eu empréstimos entre 8000 para 800.000 euros
    Entrar em contato comigo por e-mail para obter mais informações
    Contate-me na:
    Elisabetta.meatta0@gmail.com ou elisa.meatta@sapo.pt

    ResponderEliminar
  7. Saudação a todos
    Financeiro, concedo a todos os tipos de empréstimo particular tem que saber:
    Empréstimo doméstico - hipoteca - pronto para investimento...
    Empréstimos de carro - consolidação de débito - crédito - pronto redenção
    equipe de funcionários. O período de reembolso varia de 1 a 10 anos,
    taxa de juros: 3%. Eu empréstimos entre 8000 para 800.000 euros
    Entrar em contato comigo por e-mail para obter mais informações
    Contate-me na:
    Elisabetta.meatta0@gmail.com ou elisa.meatta@sapo.pt

    ResponderEliminar
  8. Saudação a todos
    Financeiro, concedo a todos os tipos de empréstimo particular tem que saber:
    Empréstimo doméstico - hipoteca - pronto para investimento...
    Empréstimos de carro - consolidação de débito - crédito - pronto redenção
    equipe de funcionários. O período de reembolso varia de 1 a 10 anos,
    taxa de juros: 3%. Eu empréstimos entre 8000 para 800.000 euros
    Entrar em contato comigo por e-mail para obter mais informações
    Contate-me na:
    Elisabetta.meatta0@gmail.com ou elisa.meatta@sapo.pt

    ResponderEliminar
  9. Sou doente de behcet a 12 anos tenho 36 e tambem tenho fibrimialgia gostava de partecipar numa associacao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://behcetemportugal.blogspot.com/2019/01/nucleo-de-behcet-liga-portuguesa-contra.html

      Eliminar
  10. Sou doente de behcet a 12 anos tenho 36 e tambem tenho fibrimialgia gostava de partecipar numa associacao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://behcetemportugal.blogspot.com/2019/01/nucleo-de-behcet-liga-portuguesa-contra.html

      Eliminar
  11. ola boa noite, descobri a poucos dias que sofro dessa doença tem sido difícil para mim lidar com isso.
    o que mais me incomoda são as aftas vaginais. Ha algum medicamento para essas aftas?

    ResponderEliminar
  12. Olá boa noite, depois de um longo período de entra e saí dos hospitais descobri ontem que sou portador desta doença.
    Agradeceria se alguém pudesse me ajudar.

    ResponderEliminar
  13. Ola boa noite aou portadores seasa sondromw tbm e sofre am mais de 12 anos persebi ue o sindomas daa feridas na vagina e n boca estão semdo decorrente nao aguento mais de tanta dor o tammho da ferida da vigina sao enormes e demora a sicatrizar mais de 15 dias por fazer me indique um médico bom pois ninguem, sabe aqui EM SANTOS SP OQUE FAER NAO TENHO CONDIÇÃO ALGUMA

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde

    Gostaria de saber que tipo de alimentação fazem para ajudar a minimizar os sintomas?
    Ja tenho esta doença a quase 20 anos e so descobri o que era em 2012

    ResponderEliminar