quarta-feira, julho 29, 2009

Doença de Behçet - Sanya Richards, uma inspiração para todos nós...

Sanya Richards, é a mulher mais jovem de sempre – com 20 anos – a ter batido a barreira dos 49 segundos nos 400 metros.

Sanya foi distinguida com o prémio de Atleta Feminina Mundial do Ano em 2006 – o mesmo ano em que conquistou o recorde dos 400 metros nos Estados Unidos, com 48,70 segundos.

Actualmente, Sanya já conquistou uma reputação internacional, representando os Estados Unidos em todo o mundo, nas grandes provas desportivas de elite:

Venceu três vezes a prova dos 400 metros fora de portas do Campeonato Nacional.

Ganhou a medalha de ouro na prova 4x400m nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas.

Foi considerada Número Um mundial, em 2006, pela International Association of Athletics Federation (IAAF) na categoria de 200 e 400 metros.

Ela foi imbatível nas provas de 400 metros que realizou durante o ano de 2006.

Em 2005, venceu o encontro Weltklasse em Zurique, na Suíça, correndo os 400 metros em apenas 48,92 segundos – foi 38 centésimos de segundo mais rápida que o campeão olímpico da época.

(in http://www.amway.pt)

Sanya Richards, foi diagnosticada com doença de behçet em 2007 continuando a participar em provas desportivas apesar de todas as complicações causadas pelo behçet. Ela é uma inspiração para todos nós, provando que a doença não é desculpa para não continuar a tentar atingir os nossos objectivos de sucesso.


12 comentários:

  1. Ola. Este é um exemplo de força de vontade, mas as vezes é dificil. Eu falo por mim, o meu problema ainda esta no inicio mas foi preciso tres anos para conseguir saber o que tinha e nesse tempo sofri bastante com as aftas na boca. Agora com a medicaçao esta controlada mas parece que a minha força desapareceu!

    ResponderEliminar
  2. Não vou dizer que é fácil porque não é, mas o passar do tempo ajuda. Tenho Behçet desde os 15 anos (neste momento tenho 29) e aprendi a lidar com os sintomas e a fazer uma vida normal. Há momentos muito maus, mas aprende-se a aproveitar os momentos bons :)
    Olhar sempre para a frente e levar a vida com um sorriso e muita força.

    Um abraço
    Carlixa

    ResponderEliminar
  3. olá sou mais uma vitima de behçet e ainda não estou mentalisada para viver com a doença tenho 44 anos e tenho muitas dores musculares sempre que vou au médico só pergunta queichas e eu queichome sempre dos meus braços que me doiem muito e sinto poucas forças as aftas com o medicamento colchicina melhoraram as dores musculares são muitas ando desesperádo porque me custa muito exercer as minhas tarefas quer profissionais como as domesticas . ando muito triste e desanimada pois sinto que as pessoas que me rodeiam no meu emprego não acreditam na minha falta de forças.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite

    Esta doença traz algumas limitações e as pessoas que nos rodeiam têm que aceita-las assim como o próprio doente. Há fases melhores e outras piores. Falo por experiência própria. Neste momento tenho a doença mais ou menos controlada e posso dizer que já estou habituada às dores que tenho. Não é bom, mas permite-me levar uma vida quase sem limitações como tenho behçet desde os 15 anos quase que não me lembro do que é não ter esta doença. O importante é estar a ser bem acompanhada medicamente, cumprir as prescrições médicas à risca, tentar fazer algum exercício leve (ajuda nas dores) e explicar às pessoas próximas o que é esta doença e quais são os seus efeitos/ consequências. É sempre complicado no inicio mas vai ver que com o tempo as coisas vão melhorando. Pensamento positivo e muita força. Qualquer coisa estamos aqui para ajudar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Anónimo9/5/10 22:51

    ola chamo-me olga a 3 anos foi-me diagnosticado doença de crohn agora apos muitos exames a minha medica vem a descobrir que e a doença de behcet enfim tenho tido muitas dores agora tou aftas genitais e horrivel sao muitas dores.gostava que se alguem lesse e que me pude-se esclaresser sobre a doença eu agradecia o meu msn e tia.maravilha@hotmail.com obrigado

    ResponderEliminar
  6. ola.eu sou 1 portadora da doenca de behcets sidrome.foi me diagonisticado a menos de um ano.ao fim de ter andado milhares de vezes no hospital por varias razoes como.carocos debaixo no bracos,aftas na boca e genitais,fortes dores no corpo.so chegaram a conclusao k tinha behcets quando me afectou a vista.neste momento nao veijo nada do meu olho esquerdo.uma vez que diagonisticado tarde ja nao fui a tempo pa recoperar a visao.cheguei mesmo a ser operada pa tentar mas sem susseso.agora vivo cheia de medicacoes para me ajudar.mas mesmo assim sofro muito de dores no corpo.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo5/1/11 19:51

    ola.. sou o mario portador desta doença ja faz 20 anos.. desde os 15 tenho 34.. é dificil viver com ela mas como ja ha tantos anos nem me lembro de viver sem ela.. temos de ser fortes e pensar possitivo pois ha milhares de pessoas em piores situaçoes.. muita força e alguma coisa tou aqui pa tirar duvidas aos mais recentes e a todos claro.... mario.sequeira@live.com.pt

    ResponderEliminar
  8. Sandra Lima6/3/11 12:23

    06.03.11 sandra Lima
    Olá, tenho 37 anos, sofro de aftas na boca e na vagina á 5 anos, tenho dores nos musculos e articulações mas o mais dificil é controlar o sistema nervoso. A minha familia não percebe muito bem esta doença e isso faz com que eu me sinta pior, á oito dias foi ao reumatologista e ai é que descobri que tinha a doença de behçet. Esta semana tenho lido algumas coisas sobre esta doença;estou um pouco assustada e irritada porque não tenho muita gente á minha volta que me sabe ajudar.

    ResponderEliminar
  9. At 14/4/10 23:30, Carlixa said...
    Boa noite

    Esta doença traz algumas limitações e as pessoas que nos rodeiam têm que aceita-las assim como o próprio doente. Há fases melhores e outras piores. Falo por experiência própria. Neste momento tenho a doença mais ou menos controlada e posso dizer que já estou habituada às dores que tenho. Não é bom, mas permite-me levar uma vida quase sem limitações como tenho behçet desde os 15 anos quase que não me lembro do que é não ter esta doença. O importante é estar a ser bem acompanhada medicamente, cumprir as prescrições médicas à risca, tentar fazer algum exercício leve (ajuda nas dores) e explicar às pessoas próximas o que é esta doença e quais são os seus efeitos/ consequências. É sempre complicado no inicio mas vai ver que com o tempo as coisas vão melhorando. Pensamento positivo e muita força.

    Qualquer coisa estamos aqui para ajudar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Anónimo3/5/11 15:54

    Olá.
    Tenho Behçet há pouco mais de 1 ano. Foi (ou espero)diagnosticada por causa de uma vasculite ocular e desde então a cortisona tem sido companheira assídua de caminhada. As piores crises têm-se feito sentir nas mãos mas ao nível de joelhos e pernas sinto-me como se pesassem toneladas. O meu médico de família e o ortopedista, recomendaram a natação que, digo-vos tem ajudado.Muito mesmo. Faço-o 3 vezes por semana e ainda estou na hidro mas ambos pretendem que eu pratique todos os dias; não só a hidro mas a natação plana.

    ResponderEliminar
  11. saúde para todos mais uma vez comento sôbre esta doençã, peço que mandem notícias para mum , neste momento estou sentindo dores pelo corpo todo e bôlhas nas mãos queria muito falar com um especialista desde os 32 anos que o médico descobriu, mas mesmo assim estou vivendo na esperança de um dia ficar frente a frentecom um médico.espero que me ajudem abraços para todos.

    ResponderEliminar
  12. Bom dia "At 16/8/11 00:15, Anónimo said..."

    Para podermos entrar em contacto consigo sugiro que envie um e-mail para behcetemportugal@gmail.com

    Cumprimentos

    ResponderEliminar